quinta-feira, 21 de julho de 2011

****** Caminhos da Cultura ******













A cultura do interior do Estado do Rio ganha espaço na TV
Belisa Ribeiro estreia na TV Band, dia 24 de julho o programa Caminhos da Cultura que irá ao ar todos os domingos das 8h às 8h30m. Com o objetivo de divulgar e preservar a identidade cultural do Estado do Rio de Janeiro, a jornalista realizou vinte e um vídeo-documentários sobre manifestações culturais em cidades do interior, descobrindo verdadeiros tesouros e personagens incríveis. No programa, além dos vídeos, entrevistas de estúdio e a agenda cultural dos municípios. O programa terá seu próprio site www.caminhosdacultura.com e receberá contribuições de telespectadores, como vídeos, fotos e sugestões de entrevistados e reportagens.
Na estreia, Caminhos da Cultura tem como gancho o Festival do Vale do Café e como tema a cidade de Vassouras. Com música instrumental e erudita nas fazendas coloniais, nas igrejas e nas praças, o evento já levou aos municípios da região do entorno do Rio Paraíba do Sul mais de meio milhão de turistas em suas oito edições anuais, sempre no inverno. No programa terá destaque a reportagem sobre manifestações culturais surgidas da herança dos escravos – jongo, capoeira, maculelê – e danças tradicionais portuguesas preservadas pelas comunidades de pequenos distritos e levadas às ruas, no Cortejo das Tradições. Até o carro de boi vira atração, servindo como abre alas dos desfiles. No estúdio, Belisa receberá para uma apresentação um grupo de jovens saxofonistas do PIM – Porgrama de Integração pela Música – Ponto de Cultura eleito pelo Ministério da Cultura, com sede em Vassouras.
Um dos elementos do cenário de Caminhos da Cultura será um espantalho, em homenagem à cultura dos produtores rurais. Os telespectadores e visitantes do site vão escolher o nome do boneco, realizado pelo Atelier Rabisco, do professor João dos Santos, especialista em cultura popular.

Alguns temas
Vassouras – A cidade é símbolo da fartura do Ciclo do Café e pouca gente tem a dimensão da quantidade e da beleza das fazendas coloniais, preservadas e abertas à visitação - verdadeiros palacetes incrustados na Mata Atlântica. O vídeo documentário releva que mais de 200 propriedades já fazem parte do inventário do Vale do Paraíba Fluminense que lista suas características arquitetônicas, geográficas e históricas e mostra o dia a dia dos herdeiros dos barões do século XVIII que decidiram morar, em pleno século XXI, dentro de verdadeiros museus
Paty do Alferes - Famosa pela produção de tomate, a cidade de características eminentemente rurais também surpreende com flores – as de palha de milho são feitas por artesãs camponesas que conseguiram mudar de vida a partir da venda de seus produtos até para fora do Brasil. E as bromélias. São centenas de milhares, cultivadas durante o ano todo, em uma das maiores produções do país. As flores são estrelas de uma exposição anual que já existe há 10 anos e faz Paty, no início da Primavera, receber um número de visitantes igual ao de sua população – 25 mil pessoas.

Miguel Pereira - Famosa pela excelência do clima, a cidade com menos de 30 mil habitantes, ainda cativa pela tranqüilidade do interior, mas surpreende pelo teatro de vanguarda. O centro Popular de Conspiração Gargarullo, fundado por um grupo de autores e atores amadores, leva ao palco o médico de família e o advogado conhecidos de todos como atores em peças de autores clássicos como Tchecov ou Arthur Azevedo. E causa polêmica ao colocar o dono da única livraria da cidade de cueca dentro de uma gaiola em peça experimental. Reconhecido pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro como Ponto de Cultura, o CPC atrai parceiros até da Inglaterra e está mudando a vida cultural de Miguel Pereira.Mendes - Ainda é possível caminhar por ladeiras calçadas com pedras tipo pé de moleque, colocadas por escravos no século 19, nesta cidade que se especializou em música. Todo domingo tem Chorinho na praça e esta tradição deu origem ao evento regional Café Cachaça e Chorinho, que já reúne anualmente mais de 10 municípios do Vale do Paraíba, atraindo milhares de turistas. O vídeo mostra ainda que as crianças foram “contaminadas”. Mendes ganhou recentemente uma filial do PIM – projeto Integração pela Música – com disputa pelas vagas para aprender instrumentos como violino. E tocar em concertos, sim, mas também na praça.

Fotos em alta resolução disponíveis com ass. de imprensa elza@elzabarroso.com.br telefones 21 87125442 ou 32814031



segunda-feira, 18 de julho de 2011


O Grupo Amigos de Francisco encerra sua atividade de recolhimento de animais abandonados.Em 7 anos de trabalho, o desgaste para manter os animais em boas condições, é enorme e incessante. Todos os dias não se pode esquecer de que eles precisam estar bem e atendidos em suas necessidades.O custo também é alto e com essa verba, que nunca é apurada em sua totalidade, poderíamos estar realizando mais castrações e prestando assistência a animais de donos humildes que não podem custear tratamentos.Com parte desta verba também, poderíamos investir em informação e educação, procurando preparar um futuro menos cruel para nossos amigos animais.Após reuniões e reflexões, chegamos a essa decisão, certos de que abrigar animais não resolve o problema. Este, abrangente e baseado em algo chamado responsabilidade, cabe a cada um ajudar a solucionar.Não estamos deixando a proteção animal. Continuaremos a auxiliar os animais carentes como nosso propósito inicial, realizando os eventos para manter os que estão conosco, ajudar outros protetores,para castrar , para atender emergências e trabalhar na educação.Apenas não mais aceitaremos animais em caráter permanente,mas faremos parcerias com quem estiver interessado em auxiliá-los, dando suporte para quem esteja socorrendo algum bichinho carente.Manteremos a feirinha de adoção, doando além dos nossos abrigados, os de quem for preciso.Continuaremos com os bazares, rifas, vendas, eventos e afins. Preocupados com o bem estar de nossos animais, cuidando para que possam ficar bem em seus novos lares, montamos uma ação solidária com profissionais da área de tosa e banho, hospedagem , pet shop e veterinários .Cada animal adotado, será identificado por carteirinha com foto e dados, que dará ao animal direitos a cortesias e descontos com os profissionais que aderiram ao Projeto Lar para Mais Um .São descontos em banho, tosa, remédios, ração, artigos de higiene, hospedagem , cirurgias (quando necessárias), recebendo também cortesias anuais em check-up veterinário, banho, até que o animal chegue ao seu tempo final.Todos os animais, mesmo os mais velhos que estão a procura de um lar, são dóceis e vivem bem junto a outros. Os animais com deficiências físicas controladas (como ter 3 pernas, um olho que não enxerga), estão disponíveis,pois não dão trabalho extra pois estão perfeitamente acostumados com suas pequenas limitações. São dóceis, amigos e merecem um grande lar. Animais com doenças crônicas não serão disponibilizados. Ficaremos com esses até que cheguem ao céu.Estaremos renovando as fotos no site e disponíveis em nosso telefone : 24 8805-6104, além do email.Pense nisso com carinho. Você estará ajudando os Amigos de Francisco,mas também estará ajudando a melhorar a qualidade do trabalho realizado.Quem sabe, na sua casa, não tem lugar para " mais um " ?Ana Cristina Lima - presidente fundadora

segunda-feira, 11 de julho de 2011

* Aviso Importante *

Oi,gostaria de avisar a voce que acompanha o meu trabalho que por motivos inerentes a minha vontade,não estou conseguindo responder a quem deixa comentário neste blog.
Agradeço a sua visita e conto com a sua compreensão.
Beijocas,
Monique

segunda-feira, 4 de julho de 2011

*** Festa Junina do Serra Azul Jeep Clube ***





































































































































































No sábado,dia 2/07/2011,fizemos a nossa tradicional Festa Junina.Somos um grupo pequeno,porém,festeiro.Fazemos algumas trilhas,contudo,quer juntar a galera?Fala que tem festa ! Sai todo mundo da toca.E esta festa foi bem animada. A trilha sonora,foi a noite toda.Ouvimos :Forró,Sertanejo,músicas típicas e das antigas. Os quitutes,todos caseiros,foram levados pelos próprios associados.Tudo com muito capricho. Tentamos ao máximo não produzir resíduos.Usamos garrafas de cerveja,refrigerantes tamanho família e etc... Um ou outro ,levou descartável,os quais procuramos usar pouco. Ficamos o tempo todo com os próprios copos,e na mesma tigela do caldo verde,dava para tomar o creme de ervilhas. Eu fiz uma gostosa canjica e levei aqueles potinhos de papinha de bebê e as colheres de alumínio. Usava,dava uma lavadinha e pronto. Voltei com elas para minha casa. Depois,é só dar uma boa higienizada e eles,os potinhos ,as colheres ,estarão prontos para serem reutilizados. Afinal,são de vidro,alumínio .Menos coisas para o lixo. Alguns homens,acredite se quiser,pegaram os potinhos para tomar cerveja. Alguns resíduos ,seriam hoje encaminhados para a Cooperativa dos Catadores de Miguel Pereira. Fred ,nosso Presidente,se organizou e pegou na Secretaria de Meio Ambiente ,os sacos grandes e específicos para este fim. No aspecto - " Solidariedade " ,escolhemos beneficiar a :ONG AMIGOS DE FRANCISCO ,afinal a luta deles em prol dos animais de rua é enorme e constante. Durante a festa ,passamos uma RIFA e a sortuda da Marise,ganhou a prenda que todos queriam: O livro : " O Íreo ,entre elfos e fadas ",da Marcele Paranhos .









Já estamos pensando na próxima festa ou em uma trilha. Depois conto aqui o que vai sair primeiro.Veja
a alegria do grupo nas fotos feitas por mim.








Beijocas