quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

************ O perigo na Serra ************


A Serra de Miguel Pereira está sofrendo uma descaracterização. Um dia de chuvas torrenciais conseguiu modificar uma paisagem que se pensava sólida.A força da natureza foi devastadora.Quando isso começou ?Da noite para o dia ?E o homem ?Qual foi a sua participação nessa intensa destruição ?
Bem ,vou dar uma explicação que ouvi de um Geólogo na televisão.
Ele disse que :"As pessoas ficam querendo arranjar uma desculpa para todos os acontecimentos que ocorrem logo após uma chuva intensa "...."Neste caso , o que aconteceu foi que a Serra foi encharcando a cada chuva caída ".......Essa ,foi uma das explicações que eu ouvi quando aconteceram as catástrofes de Angra dos Reis e na Ilha Grande .O que ele queria dizer é que a chuva vai infiltrando dia a dia no solo ,até que um dia ,exaurido cai morro abaixo.Esta foi a conclusão que eu cheguei quando escutei nos noticiários.Pode ser que na Serra de Miguel Pereira tenha acontecido a mesma coisa.Após anos e anos de chuvas torrenciais,seu solo cansado,combalido ,desmoronou.Essa foto,que eu fiz há uns vinte e tantos dias atrás ,mostra um pouco de como a Serra está.A realidade é bem diferente.A Serra está muito pior.Parte da estrada foi engolida em diversos pontos. Pedras bem menores do que esta,porém,em maior quantidade é uma constante a cada curva.Hoje,quinta-feira,véspera de fazer a minha habitual subida,chove no Rio de Janeiro,e a pergunta que me faço é como iremos para lá neste final de semana?Será que esta chuva já está provocando alguma modificação ?Como será que está a minha bela Serra ?
Muita gente se admirou quando postei no meu outro blog ( www.mimirabolantes.blogspot.com )as fotografias da catástrofe da Serra de Miguel Pereira que saiu somente uma pequena nota no jornal O Globo.A notícia tão pequena que a minha própria família não viu.Não imaginou o perigo que eu corri naquela sexta-feira ao subir.As chuvas haviam caído em uma segunda-feira.A Serra ficou interditada por apenas algumas horas.Sem alarme,sem reporteres,sem manchetes.
Vou esperar amanhã para saber e ver o estado da Serra.Com certeza estará bem diferente da que eu deixei no domingo.
Voce passou pela Serra de Miguel Pereira hoje ?Voce viu nos jornais alguma notícia sobre ela?Voce costuma passar por alguma Serra e está percebendo alguma mudança?Se vier ler a postagem,deixe a sua impressão.Conte ,vou gostar de ler.

3 comentários:

  1. Acabou de dar no RJ -TV..........a Serra de Terezópolis está parcialmente interditada.......Alguém falou sobre a Serra de Miguel Pereira ?Será que ela existe ?????

    ResponderExcluir
  2. As notícias dessas tragédias so costumam ser notícias quando são relativas a grandes cidades, mesmo que cidades de veranistas. Eu acho a serra de MP uma das mais lindas, acho lindo a subida, montanhas lindas etc mas infelizmente e por outro lado tb MP Graças à Deus, não desperta interesse do público pois não é um lugar badalado.
    Luiza

    ResponderExcluir
  3. é verdade!!!!só não justifica "ser abandonada "......bjcas

    ResponderExcluir