domingo, 28 de fevereiro de 2010

*************** Rio Santana ***************

O Rio Santana margeia a Serra de Miguel Pereira em sua total extensão.Na maioria das vezes tem suas águas de uma cor de barro clara.Além da Serra ele também está presente em Santa Branca ,onde um linda Cachoeira deságua dentro dele.Agora em novembro ,um dos temporais mais fortes fizeram a barragem ,tipo uma comporta,romper e uma imensidade de água rolou estrada abaixo.Não houve nenhum incidente maior,pois ,foi percebido o estrago com rapidez,e prontamente bloquearam a estrada por algumas horas.Eu particularmente acho o Rio Santana e a Cachoeira lindos.Aos domingos a Cachoeira é bastante frequentada .As pessoas passam o dia todo lá.Geralmente fazem piquenique,frequentam o bar e etc.Não sou contra o uso.Sou contra o mau uso.Se voce vai a um parque,uma praia ou outro local qualquer e respeita as regras,tem cuidado,não vejo mal nenhum.Não vou falar da frequência da Cachoeira ,pois desconheço.Já estive tomando banho nela com certeza há uns quarenta anos atrás.Depois desta época,só olho.Agora,já o Rio Santana infelizmente ,está imundo.Ele está cheio de sacolas de plástico.Cheio de lixo,nas margens,agarrado a vegetação existente.Não era assim.Está ficando assim pois as pessoas tem o péssimo hábito de colocar as suas sacolas de lixo na beira da estrada esperando que o caminhão colete.E se nesse meio tempo chove não temos dúvidas do que irá acontecer.Meus amigos do Jeep Clube Serra Azul fizeram um passeio outro dia por lá e comentaram sobre a quantidade de lixo que eles encontraram.Munidos de espírito de solidariedade,pegaram parte do lixo e levaram nos seus jeeps para a cidade .Lá jogaram na lixeira.Todo mundo fica indignado.As catástrofes estão aí mesmo.Agora,este mais novo acontecimento no Chile.Ainda assim o homem continua a degradar.A exaurir a natureza.
Sempre pergunto:até quando ela vai aguentar ?
A foto foi feita por mim depois daquela chuva torrencial que estragou a Serra de Miguel Pereira.Hoje ao descer,voltando para o Rio de Janeiro,observei que o Rio Santana está com mais sacolas de lixo.É uma pena !

5 comentários:

  1. É muito triste...outro dia fui a praia e voltei catando garrafinhas pet deixadas na areia. Fico brava, mas infeliz/, aonde há homem, há destruição...

    ResponderExcluir
  2. Também acho a serra de Miguel Pereira muito linda! Tudo nesta cidade me encanta, não foi atoa que decidi morar aqui. É uma pena que uma cidade tão linda, esteja tão mal cuidada, não é?
    Beijos
    Tete

    ResponderExcluir
  3. Meninas.....agradeço o apoio e a visita !!!!bjcas

    ResponderExcluir
  4. Muito me preocupa a falta de cuidados com o Rio Santana. Na Rua Alziro Zarur, qualquer chuvinha é motivo para alagamento pois o rio transborda devido ao assoreamento do seu leito, a quase um palmo da rua. Espero que providências sejam tomadas antes duma tragédia.

    ResponderExcluir
  5. Tenho um sítio próximo a Cachoeira do Poção em Vera Cruz.Peesoal têm que ter mais cuidado com a natureza!

    ResponderExcluir