quinta-feira, 29 de abril de 2010

* Antes e Depois *



Amanhã é sexta-feira e hoje já estou me preparando para viajar. Toda sexta é a mesma coisa. Faço a minha pequena malinha e a minha sacola de trabalho:
A minha sacola de trabalho é uma bolsa enorme ,retornável,feita de banner,do Supermercado Zona Sul .Nela,coloco tudo o que posso dar em Miguel Pereira(caixas de ovos,garrafas de suco de vidro,potes de conservas,retalhinhos que não servem para mim,potes de plástico duro ,garrafas de vinho pequenas,etc...).Logo que entramos na cidade,meu marido vai parando nos lugares de entrega.É a parte dele nesta minha luta para ajudar o Planeta.Ele pacientemente,vai parando e eu entrego as " mercadorias ".Ao chegar em casa,minha sacola está vazia,coloco-a em um cantinho da cozinha,pois,nela irão voltar:os jornais que forem lidos no final de semana,as embalagens de papelão que serão doadas a ONG DOE SEU LIXO,no RJ,entre outras coisinhas as mais.O que posso deixar para ser reutilizado ou encaminhado para reciclagem,deixo nos locais corretos. De outra forma,voltam para o destino certo no RJ.Dá trabalho?Dá !
O que ganho com isso ?Posso dar várias respostas : -o meu bem estar , minha certeza de que eu procuro uma solução para os problemas do Planeta,a minha consciência tranquila,a minha felicidade,a certeza de que como Educadora criei filhos e tenho marido,conscientes,que incentivo os meus amigos e promovo cidadania.Ainda acho pouco.Preciso descobrir mais. Voce me ajuda?Deixe a sua opinião. Partilhe comigo o seu pensamento.Estou esperando a sua participação.
Beijocas.

terça-feira, 27 de abril de 2010

**** Curiosidades ****



* Como se não faltassem motivos para proteger as baleias das ameaças de extinção,um estudo feito na Austrália e publicado na "New Scientist"arrumou mais um:o excremento desses animais.Pesquisadores da Divisão Antártica Australiana descobriram que quando as baleias,digamos,vão ao banheiro,elas liberam grandes quantidades de ferro no mar.A razão dissso é que elas se alimentam de krill,um pequeno crustáceo que,por sua vez,se alimenta de fitoplancton,concentrando essa substância no seu tecido.Nesse ciclo,o ferro presente nas fezes das baleias ajuda o plâncton a se desenvolver.E este ajuda os oceanos a absorver CO2 da atmosfera.
Fonte do texto:Caderno 1/2 Ambiente ,Carlos Albuquerque,jornal, O Globo,dia 27/04/2010
Carlos.albuquerque@oglobo.com.br
E a vaca ,o que tem a ver com a postagem ?
Elementar: a vaca estava em frente ao portão da minha casa ,neste domingo , quando eu me preparava para voltar ao RJ e tinha acabado de deixar um belo exemplar de "excremento "= bosta de vaca ( bom para se colocar na compostagem quando bem ressecado,dá uma exelente adubo orgânico,assim como a "titica "de galinha.Ou seja,a natureza sempre encontra uma boa maneira de nos ser útil.É só sabermos interpretá-la.
Beijocas

segunda-feira, 26 de abril de 2010

** Uma bela paisagem **


Sou uma pessoa extremamente positiva.Gosto de acreditar sempre em alguma coisa.FÉ.Uma pequena palavra com um significado tão grande.Quando comprei a minha casa,uma grande amiga me dizia:-" vc comprou um barraco em um terreno baldio ".....Todos riam quando ela dizia isso,porém,eu sempre falava que eu iria um dia ter lindas e frondosas árvores.Que iria ver os frutos.As flores.Sempre acreditei nisso. Ao meu lado,tinha um caseiro que eu o chamava de " menino do dedo verde ".Ele era uma pessoa incrível.Era,pq deixou de trabalhar,se aposentou.Pegava pequenas sementes e as transformava em grandes árvores.Esta árvore da foto foi plantada por ele em 1998.Ela foi germinada por ele.Cuidava dela com tanto carinho e dedicação.Sempre que eu chegava ele me dizia: -A Sinhá precisa ver o que eu plantei !E eu,corria para ver estes belos resultados.Lembro a primeira vez que ela,esta majestosa Sibipiruna floresceu.Primeiro ficou toda peladinha.Depois,com o passar dos dias ,umas pequenas mãozinhas apareceram até ela se encher por completo,no final,os tufos marrons e nas pontas como gotas,o amarelo intenso. Peguei esta foto,pois,coloquei ,no meu outro blog,uma imagem triste.As árvores do Parque Lage ,pouco a pouco estão caindo.Talvez devessemos ter cuidado antes da Mãe Natureza.Pensei muito sobre isso hoje.Estamos nos dando conta muito tarde do mal que fizemos.Fomos muito descuidados .De repente poderá ser inútil as nossas tentativas de salvar o Planeta Terra.
Deixo com voces esta bela imagem.Peço que reflitam sobre os nossos comportamentos.Sobre nossa maneira de viver.É um convite a reflexão.
Beijocas

quarta-feira, 21 de abril de 2010

* Uma bela e refrescante imagem *





Hoje fez uma calor enorme no Rio de Janeiro.Não tive oportunidade de curtir uma praia,que pena.Para refrescar as minhas ideias,precisava de uma bela imagem.Uma imagem bem refrescante.
Aí,bisbilhotando o orkut do meu sobrinho Bernardo e do meu grande amigo Robson,peguei umas fotos emprestadas.Até,uma desta fotos,foi feita por mim em janeiro de 2009, quando tiramos um dia inteiro para curtir as Cachoeiras de Miguel Pereira.Nas fotografias dá para se ver bem que estão limpinhas e preservadas.A Cachoeira onde aparece o Robson,é a do Roncador,a outra se a minha memória estiver boa ,é a Cachoeira do Monte Líbano.Se for necessário,alguém pode me corrigir.Bem deixo aqui mais uma bela imagem cheia de saudades de ti minha Miguel Pereira querida.Na sexta-feira estarei chegando aí,com um belo presente.Ganhei hoje da minha amiga Cris,do www.ciclicca.blogspot.com ,uma semente de:Euterpe edulis ,cujo nomes populares são: içara,palmito juçara,juçara,palmito doce.Espécie brasileira nativa ocorre no sul da Bahia e Minas Gerais até o Rio Grande do Sul,na floresta pluvial da encosta atlântica.A germinação é abundante e pode demorar de 30 a 70 dias.tem desenvolvimento lento em campo.A semente é da NATIVA.Um projeto que convida a participação ativa no cuidado de áreas degradadas.Vou entrar em contato com o Vitor e a Suzi da ONG Pé de Planta ,de Miguel Pereira,e pedir todas as orientações antes de fazer o plantio.Um assunto muito interessante e dois amigos que eu em breve quero falar.Meus amigos Biólogos de M.P.
Esta vai ser a minha maneira de presentear a terra. Amanhã é o Dia da Terra.
Vamos comemorar.
Vamos Plantar .Vamos
Preservar sempre.
O Planeta agradece.
Beijocas

terça-feira, 20 de abril de 2010

**** Economia ****


Acho muito importante termos a consciência de em todos os momentos possíveis da nossa vida economizarmos energia.Sempre que estou em Miguel Pereira,já que estou em uma casa,procuro aproveitar ao máximo a luz do sol.Quando comecei a construção da minha casa,pensava em aproveitar e fazer a captação da água da chuva e de energia solar.Por motivos financeiros,não fizemos.Não tivemos recursos e são alternativas pouco incentivadas.Então,ao meu ver,a melhor solução é tentar economizar energia ao máximo.Já que não tenho um sistema de captação da água da chuva,aproveito nos dias em que chove com abundância,evitar usar a mangueira.Não lavo varanda ,aproveito sempre a água da lavagem das roupas ou do arroz,do feijão ,das frutas ,dos legumes e etc...Dou o meu jeito mimirabolante de ser.
Hoje ao ler os blogs amigos,que aliás são muitos,vi um selo e estou aqui postando ele para incentivar a voce também: POUPE ENERGIA . FAÇA MAIS PELO PLANETA .
Pode pegar o selo se quiser.
Use-o para conscientizar a sua família,os seus amigos,seus vizinhos .Querendo umas dicas interessantes,visite o blog da minha amiga Cris.Ela tem grandes ideias.
www.ciclicca.blogspot.com
Beijocas

domingo, 18 de abril de 2010

* Evento Beneficente *






No dia 9/04/2010,no Espaço Gargarullo,em Miguel Pereira,aconteceu um bonito evento com o objetivo de ajudar os animais,da ONG Amigos de Francisco. A Ana Cristina Linhares,Presidente da ONG,junto com os seus associados realizaram um belíssimo show. Muito bem organizado,apresentou uma Roda de Capoeira comandada pelo Mestre Jibóia e seus alunos.Teve uma demonstração de Dança do Ventre,da Professora Luciana Baiocchi,Street Dance com o Grupo da Professora Catia, e os desfiles de moda infantil da Boutique Casa da Árvore,onde as crianças de maneira delicada e expontanea,desfilaram seus modelitos lindinhos.A Boutique Da Tiló trouxe uma moda outono inverno bastante criativa e elegante.Ah!Verinha e Gabriel,rodopiaram no salão ao som de Estúpido Cupido.
Durante todo o evento,acontecia um gostoso lanche e havia também a venda dos produtos da ONG:bonitas camisetas e bolsas ecológicas ,com dizeres em alusão ao carinho ,cuidado e amor aos animais e camisetas também do Gargarullo .O Viveiro Passiflora prestigiou o evento levando seus belos exemplares,como vasos,arranjos florais e etc,para tornar o local mais bonito.Lá no Viveiro Passiflora voce pode adquirir as peças feitas em mosaico da Ana Cristina.Além dela,outros artesãos também expoem e tem a venda seus trabalhos.O Viveiro Passiflora fica perto do Lago de Javari e sempre promove exposições de Plantas entre outras coisas.Vale conferir.
Através desta postagem,a Ana cristina agradece a colaboração de todos que ajudaram a realização do evento. A Maria Ines da Padaria Pão Gostoso contribuiu com gostosos sanduiches,assim como diversos associados e amigos deram um pouco de si,com os seus lanches saborosos,seu chocolate quentinho,canjica,bolos e etc...
O blog www.mimirabolantes.blogspot.com também participou vendendo e doando o dinheiro das vendas da bolsa ecológica.
Em nome dos animais agradecemos a todos que compareceram,divulgaram,participaram
e dedicaram o seu tempo em prol desses bichinhos indefesos.
Brevemente outro evento irá acontecer e se voce não participou deste,procure acompanhar o trabalho deste grupo.

obs:visite o blog:www.mimirabolantes.blogspot.com e leia uma matéria sobre atenção.
Obrigada, Monique
www.amigosdefrancisco.org.br

segunda-feira, 12 de abril de 2010

* Ideias Mimirabolantes *







Trabalhei durante 32 anos com a Educação Infantil.Dentro da sala de aula,meu material preferido para trabalhar com as crianças sempre foram as sucatas.Trabalhava diversos conceitos e as crianças faziam grandes descobertas.Ao me aposentar,fiquei com toda a minha bagagem e escrever em um blog foi a solução que eu encontrei para divulgar as minhas ideias.Aliada ao sentido de preservar o meio ambiente,tomei para mim a responsabilidade de cuidar da natureza,começando pela minha casa.Dentro do nosso lar,no nosso dia a dia,lidamos com inúmeras embalagens.Cabe a cada um criar uma maneira que julgar correta para fazer o descarte.Procuro como sempre comento,reutilizar as embalagens de diferentes maneiras.Voce pode pegar uma embalagem de sorvete e colocar dentro o seu sabão em pó,sabão em barra,pregadores,o que voce quiser.E assim,por diante,voce vai criando as suas alternativas.Acredito que toda a minha história ligada à Educação Infantil é muito forte.Por isso,há alguns dias atrás ao receber um telefonema de uma amiga que iria me visitar com seus filhos pequenos,corri na cozinha e enquanto esperava a família chegar,dei trato às minhas ideias mimirabolantes. A palavra Mirabolante,vem do francês "Mirabolant ",que significa :excesso,estravagância,exagero,inusitado. Bem,sempre tive muita "criatividade "em sala de aula,sendo considerada extravagante nas minhas ideias.Adorava criar coisas com as minhas turminhas.E havia uma resposta de prazer pelas crianças.Era uma troca muito gostosa.Pensando nas crianças que viriam,peguei meus materiais:tesoura,caneta,chapinhas,tampinhas,garrafas e copos.Este material estava todo limpinho,guardado para uma eventual reciclagem .Sentei,risquei e em instantes fiz vários chocalhos com diferentes sons.Deixei algumas embalagens ao natural,pois acredito na escolha e na criatividade infantil.Criança adora inventar .Criança também adora encher e esvaziar copos,garrafas e foi assim que Gabriel brincou por horas a fio.Quando estava fora dágua,fazia barulho e descobertas.Sofia , a irmã também adorou a brincadeira,só não quis sair na foto.Eles brincaram, empilhando,agrupando,produzindo sons,enchendo,esvaziando e se divertindo.
Em breve vou mostrar aqui um dom que eu descobri há pouco tempo .Não faço artesanato ,porém,descobri que "consigo costurar " algumas coisas.Depois coloco aqui.Beijocas.
obs:no site : www.miguelpereira.com , o Alex,gentilmente colocou algumas das minhas ideias Mimirabolantes.

domingo, 11 de abril de 2010

** Maravilhas de Miguel Pereira **

Miguel Pereira tem um clima maravilhoso,isso muita gente sabe. Tem lugares gostosos para se comer .Boas pousadas,hotéis também.Agora o que poucos sabem é que lá tem pessoas que produzem muito artesanato.Apesar de não ser uma cidade com esta característica,as pessoas que vão morar lá acabam descobrindo seu dom.Todos os sábados acontece em frente a antiga estação de trem,uma Feira de Artesanato. Lá diversas pessoas expoem seus trabalhos. Trabalhos variados como :crochet,tapeçaria,pinturas,craquelê,decoupage,biscuit,argila,pinturas,bordados,enfim uma infinidade de trabalhos manuais,bonitos e bem feitos e o que é melhor,com preços convidativos.É sempre uma opção para um presente de última hora ou mesmo uma lembrança da cidade. Abriu recentemente uma loja que dá alguns cursos de artesanato também.Eu coloquei aqui algumas fotos para ilustrar a minha postagem,porém,ainda tem outras pessoas que fazem um belíssimo trabalho que eu não mencionei.Contudo,em breve posso colocar mais fotografias.
Nestas fotos nós podemos ver a beleza do Biscuit da Fernanda Lisboa (24 92627103 ),as Pinturas e os trabalhos em retalhos da Tete Fontes e dois trabalhos distintos como a Decoupage em tecido e o trabalho de Mosaico da Ana Cristina Linhares( 24 88056104 ).Aproveitem que o Dia das Mães está chegando e façam as suas encomendas.Eu já fiz !
Quer saber mais sobre Miguel Pereira ?
Visite o site :www.miguelpereira.com
Beijocas , Monique





terça-feira, 6 de abril de 2010

***** Divulgando *****

CONVITE PARA O DIA ENO DE PLANTAR ÁRVORES

O Programa ENO convida escolas, crianças e grupos de jovens para plantar árvores para um futuro mais sustentável. Nosso Dia de Plantar Árvore ENO ocorrerá globalmente em 150 países em 21 de Maio de 2010 ao meio dia. No mesmo dia vamos comemorar o Dia Internacional da Diversidade Biológica e o Ano da Biodiversidade 2010. Vamos refletir sobre nossas conquistas para proteger a biodiversidade do planeta e focar na urgência de nossos desafios futuros.
É hora de agir!
Vamos todos fazer nossa parte plantando árvores ao redor do mundo.
As primeiras árvores serão plantadas ao meio dia na Oceania. Seguindo o sol, novas árvores serão plantadas na Ásia, Europa e África. Finalmente, esta corrente alcançará as Américas. A Terra gira e em cada lugar novas árvores terão encontrado seu chão.
IMPORTANTE
- Primeiro registre sua escola/grupo, até 1° de Maio de 2010 no site: www.enotreeday.net
(Toda escola ou grupo de jovens participante receberá um certificado).
– Depois do evento, deixe uma mensagem no site incluindo: - nome da escola ou grupo, cidade, estado e país, número de participantes e uma foto para montagem de um painel internacional dos participantes.
- Envie sua foto e mensagem para o seguinte endereço: photosamerica@enoprogramme.org

Dúvidas entre em contato:
Finlândia:
Mr Mika Vanhanen, director
ENO-Environment Online
mika.vanhanen@enoprogramme.org
tel +358 40 5070725
Brasil:
Sra Rosa Maria Sousa Santos
Coordenadora ENO Brasil
rosasousant@gmail.com,
Rosa.Sousant@enoprogramme.org
tel 55 12 8116 1259

ENO Environment Online é uma rede virtual global de escolas para o desenvolvimento sustentável. Escolas ao redor do mundo estudam as questões ambientais, compartilham conhecimentos e resultados de aprendizagem em suas localidades e na rede mundial e fazem pactos concretos para alcançar o equilíbrio com o planeta.
Cerca de 5000 escolas em 150 países estão participando dessas atividades. O programa ENO começou há 10 anos e é sediado na Finlândia.
Conheça o programa ENO: www.enoprogramme.org

segunda-feira, 5 de abril de 2010

* Convite *

Prezados amigos


Queremos convidar a todos para nosso próximo evento beneficente.


Após o trabalho, depois de pegar as crianças na escola, compareça ao lanche delicioso e variado com direito a café, chá e refresco + buffet.
Será dia 9 de abril ( sexta feira) , no espaço Gargarullo - Praça da Bandeira - Miguel Pereira e iniciaremos 17:30 hrs.
O evento será abrilhantado por apresentações de dança do ventre, tango, dança contemporânea, capoeira e desfile de moda infantil (Casa da Árvore) , moda feminina ( Dona Tiló ) e artesãos.
O ingresso que dá direito ao buffet com o café, chá e refresco custará R$ 8,00 por pessoa e crianças até 12 anos pagarão R$ 6,00.
Estamos fazendo reservas de mesas , vendendo antecipadamente os ingressos.
Contatos por este email ou 8805-6104 ( Ana Cristina).
Estamos também recebendo doações de ingredientes ou pratos prontos para a ocasião.
Repasse este convite para sua lista de contatos e compareça!!!!
Os Amigos contam com os amigos dos animais para que o trabalho não pare!!! Sua participação é muito importante!


* Bebidas como refrigerante, drinks e cerveja serão vendidas a parte.

* As rifas vendidas no último almoço de 7 de março, serão sorteadas no evento. Uma sanduicheira e um edredom.
--

domingo, 4 de abril de 2010

** Uma ideia genial **

Na sexta-feira,dia 9 de abril,mais uma vez,em prol dos animais a ONG Amigos de Francisco (amigosdefrancisco.org.br ),presidida pela Ana Cristina Linhares e seu grupo de colaboradores,um evento beneficente vai acontecer no Espaço Gargarullo com a renda em favor da compra de medicamentos,vacinas,ração,entre outras necessidades para os animais da entidade.Haverá um desfile de modas,onde duas boutiques da cidade ,estarão expondo os seu modelitos.São elas: a Dona Tiló e A casa da árvore .Neste evento,um lanche bem gostoso será servido ,com os ingredientes doados por voluntários , no Espaço Gargarullo,na Praça da Ponte .Horário: 17:30 .Preço do convite : 8,00( adulto )e 6,00 (crianças ),sendo as bebidas(como refrigerantes,cervejas pagas a parte),chá e sucos,incluídos no lanche.Participe. Dê também a sua ajuda.A sua presença é muito importante.A ONG precisa da ajuda das pessoas para continuar o trabalho de resgate e cuidados com os animais abandonados da cidade .O Mimirabolantes estará presente com a venda das bolsas de tecido ecológica com a renda destinada aos animais.Teremos outros trabalhos de artesanato também,sendo um deles,o trabalho de Mosaico uma especialidade da Ana Cristina Linhares no reaproveitamento de azulejos novos e sem uso .Vá conferir.Esperamos por voce.Até lá !A foto é de um dos trabalhos da Ana ,cedida por ela .www.amigosdefrancisco.org.br