segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

***** ECOPONTO DE COLETA SOLIDÁRIA *****







Frequento Miguel Pereira há muitos anos com a minha família.
Sempre fomos para os Hoteis da cidade,Pousadas,Colônia de Férias ou alugavamos casa para as férias das crianças.
Somente,muitos anos depois de frequentar,é que conseguimos construir o nosso sonho de termos o nosso pedacinho verde,lá.
Em todas as viagens que fazemos,sempre houve a preocupação em preservarmos o lugar onde estamos. Já faz parte da nossa educação,sermos cuidadosos com o lugar onde estamos. Nunca tive este mau hábito que vemos no nosso cotidiano,de sujar praias,jogar papéis pela janela de carro,etc...
Por ter tido uma educação adequada na infância,trouxe bons hábitos para toda a minha vida e procuro desenvolver este lado também na minha casa até hoje.
Há muito tempo que me preocupo com o lugar onde estou. Me preocupo com o Planeta,afinal é o único que temos e que corremos o risco de destruí-lo.
Atualmente é claro,estou mais focada em relação ao consumo exagerado populacional e que gera excessos de resíduos.O mundo evoluiu claro,porém,não nos preparamos adequadamente em relação ao crescimento de forma ordenada. Estamos exaurindo mais e preservando menos.
E de maneira geral,levando em conta as minhas angústias,sempre tive o hábito de trazer das minhas viagens de lazer,os " meus resíduos ".
Na volta de cada viagem,dentro do possível ,é claro,vinha uma caixa no carro com o meu LIXO .
É cansativo?? Sim !É uma doutrina para mim. Tento ser uma pessoa disciplinada,então ,acabo fazendo de uma tarefa árdua,um ato de amor.
A partir da construção da minha casa e com isso o uso dela mais assíduo,foi normal encontrar as soluções mais sustentáveis.
Através do meu trabalho fui desenvolvendo uma solução para os meus problemas em relação aos resíduos gerados em Miguel Pereira,nos finais de semana,como:as caixas de ovos vazias,retornando para o produtor de ovos caseiros,os vidros de conservas,sendo encaminhados para as doceiras da cidade e etc.Até que surgiu uma grande solução para o Meio Ambiente,vindo da Secretaria de Meio Ambiente de Miguel Pereira,através de um trabalho de Educação Ambiental ,do Secretário : Mauro Peixoto e sua Equipe .Visando gerar empregos e não acabando com a função dos " Catadores de Lixo " da cidade,foi criada já há alguns meses atrás :o " ECOPONTO DE Coleta Solidária ",onde as gaiolas espalhadas por toda a cidade,vão recebendo diariamente e a qualquer hora do dia os resíduos da população ,comerciantes ou de seus visitantes .Posteriormente ,os resíduos são recolhidos pelo caminhão especial da Prefeitura e encaminhados para um galpão destinado para separação,agrupamento,prensa e venda .
É claro que este trabalho está no início e depende muito da Educação Ambiental do próprio povo e rigor da Prefeitura para dar certo.
Já é um grande passo em busca de uma boa solução,permitindo até que eu consiga abrir novos horizontes.
Nesta fotografia feita pela minha filha Débora,vemos o momento que o meu marido,coloca os resíduos do final de semana ,no momento em que estamos retornando para o Rio de JJaneiro .É a nossa contribuição com o trabalho do ECOPONTO . É claro que os materiais que constam da minha lista Mimirabolantes,não estão sendo colocados no ECOPONTO .Eles já tem o seu destino certo..
Deixo aqui com voces um trabalho interessante que deve ser divulgado e é mais uma maneira de conscientização.
Vamos Amar o Planeta !
Vamos Preservar !

6 comentários:

  1. Prezada professora Monique educar é difíl, caro e demorado. Mas vale a pena. Dentro de pouco tempo vou deixar a Secretaria de Meio Ambiente e nesses ultimos anos o que me deu maior satisfação foi ter podido dar nova perspectiva aos ex-catadores do lixão, através da criação em 2010 da Associação dos Catadores do Alto da Serra, e por isso estamos prontos para inaugurar, agora em março, o Aterro Sanitário de Miguel Pereira e a desativação do vazadouro de lixo, encravado na Mata Atlântica de Miguel Pereira. Tanto o aterro quanto a desativação do lixão são de altíssima importância ambiental e sanitária para Miguel Pereira, mas o crescimento e a consolidação da Associação dos Catadores de Miguel Pereira, não tem preço. Para mim é o que fiz de mais importante - resgatar vidas, dar oportunidade, qualificar, ansinar, ajudar e isso nunca vou esquecer. Obrigado pelo seu incansável trabalho para um ambiente melhor e mais saudável.
    Um abraço,
    Mauro Peixoto.

    ResponderExcluir
  2. Mauro é uma pena ler isso.......a sua saída!!!espero que seja para uma outra ocupação ligada ao Meio Ambiente,pois se percebe que vc tbm está em busca de um mundo melhor:justo,generoso e verde e que como eu,ama Miguel Pereira.
    Concordo com vc !!!Educar é uma tarefa árdua !Talvez a mais difícil das missões....Como vc,tbm não desisto e vou atrás ,em busca do melhor.
    Agradeço todas as vezes em que solicitei a sua ajuda e fui prontamente atendida.Obrigada por todo o seu empenho. Boa Sorte!

    ResponderExcluir
  3. Vc e seus cuidados ambientais e que eu aplaudo de pé.

    Te desejo uma semana abencoada

    Bjao

    ResponderExcluir