segunda-feira, 10 de maio de 2010

** Chapinhas X Rolhas **



Passo muitos finais de semana em Miguel Pereira e é muito comum recebermos os amigos para um dia agradável.Nestes momentos procuro sempre estar atenta ao bem estar da natureza.Não consigo me divertir,sabendo que irei causar algum dano ao meio ambiente.Já há muitos anos que mantenho esta minha consciência ecológica.Com o tempo é natural que tivesse havido uma evolução.Sempre após um almoço ou uma noite com amigos,parentes,procuro encontrar uma maneira ecológica de descartar meus resíduos.Logo que começamos a frequentar a cidade,já me surpreendia com o estado do LIXÃO .Lembro uma vez,ao fazermos um passeio com o pessoal do Jeep Clube,no roteiro estava aquela montanha de lixo misturado a milhões de sacolas plásticas.Um visual deprimente e de lá para cá pouca coisa mudou.Já naquela época,me negava a deixar lixo ao sair.Sempre arranjava uma maneira consciente de descartar.Aos poucos,desenvolvendo os meus trabalhos e aumentando os meus critérios de escolhas,é natural que novas soluções fossem aparecendo.Procuro diversas maneiras de descartar,se quiser saber,leia no :www.mimirabolantes.blogspot.com , onde acabei de postar duas interessantes ideias.
Na próxima semana,um grupo de pessoas irá se reunir para tentar arranjar alguma solução para o problema do LIXO na cidade.A primeira solução ao meu ver,diz respeito a educação e conscientização.A primeira etapa deste processo diz respeito a REDUÇÃO de resíduos.Temos que diminuir o nosso consumo.Evitando o desperdício.Ao RECUSAR certas embalagens também podemos resolver em parte a aquisição do lixo que levamos para as nossas casas.O problema das sacolas plásticas está na mídia a toda hora,já podíamos estar usando sacolas de pano há muito tempo.Frequento a cidade e vejo que pouquíssimas pessoas aderiram a esta forma de se carregar as próprias compras.É uma pena.No Supermercado BRAMIL eles colocaram a venda uma sacola feita de TNT e que tem um apelo filantrópico.Tantos centavos obtidos através da venda das sacolas revertem para a APAE .Mesmo assim,poucas pessoas compram.Chego lá,faço as minhas compras e coloco nas bolsas retornáveis.Na ausência das bolsa,carrego nas mãos.Sábado agora,meu filho foi ao DOCE DELÍRIO e comprou dois saquinhos de pão de batata.A Renata perguntou:_Quer sacola Daniel ou vai levar como a sua mãe,na mão ?É claro que ele respondeu que iria fazer igual a mãe.Fiquei muito contente quando ele me contou essa história.É uma felicidade saber que o exemplo que dou em casa,vai à praça.Isso sem falar que as vzs,qd as compras são de um volume maior,utilizo as caixas de papelão do BRAMIL.Reutilizando as embalagens que normalmente temos em casa,já diminuimos mais ainda os resíduos. A reciclagem vem no final do processo.Gostaria de saber mais sobre esta reunião.Recebi uma circular onde apenas um número de celular mostra algum contato,só que é um número que ninguém atende ou retorna a ligação.
Vamos aguardar.Acho que vou ter que dar uma de Maroca do: www.panoramaregional.com.br ,e saber o que realmente está para acontecer no dia 18 de maio.Até lá,vou continuar tendo as minhas condutas ecológicas e tentar salvar o Planeta.
Beijocas bem mimirabolantes a todos.
Monique

Nenhum comentário:

Postar um comentário