quarta-feira, 3 de março de 2010

** Trânsito pesado na Serra **




Uma grande novidade aconteceu em meados de 2009,ligado indiretamente(ou diretamente ) à Serra de Miguel Pereira. Foi,a construção de uma estrada que iria melhorar o acesso a Itaipava.Tudo bem. É o progresso. O progresso é sempre necessário e bem vindo,acredito que ,melhor ainda ,quando bem planejado.Aí consiste a minha dúvida.Foi feito um bom planejamento?As consequências foram bem pensadas?Os transtornos ?A degradação de um patrimônio?Por que, o que está acontecendo é que o trânsito na Serra está intenso e pesado.Milhares de caminhões trafegam em alta velocidade carregados de terra.Sobem a Serra vazios e voltam com a terra que está sendo retirada.Um vai e vem sem fim .Ainda não fui conferir,porém,vários amigos já fizeram o trajeto e adoraram o resultado.Estes mesmos amigos concordam que está havendo um impacto muito grande na Serrra de Miguel Pereira.Um casal de amigos que tem casa em Paty ,já percebeu até que a rua deles em Paty do Alferes que antes era mais ou menos tranquila,transformou-se em uma grande via de acesso.Ou seja,perderam a tranquilidade e a segurança.O asfalto da Serra,está totalmente danificado.Com o exessivo calor que fez ao longo de 2009,aliado ao peso extra que a Serra tem recebido,devido a quantidade "extra "de caminhões , fez com que o asfalto deretesse e várias massarocas aparecessem.O que são as "massarocas "?São bolas de piche.Um aglomerado de asfalto derretido.As crateras no asfalto fazem com que o tráfego fique mais perigoso ainda.Além disso tudo,contamos com a imprudência dos motoristas,sejam eles dos caminhões,ônibus,motociclistas ou carros de passeio.Um problema enorme.Por frequentar Miguel Pereira há muitos e muitos anos,eu e meu marido sempre comentavamos sobre a segurança e a quase ausência de desastres na Serra.Isso já não é a realidade atual.Os acidentes tem sido frequentes .É uma tristeza isso tudo.Dizem que após a conclusão desta estrada,a Serra será fechada para os devidos reparos.Vamos ter que aguardar.E torcer muito para que tudo isso tenha um final feliz.As fotografias foram feitas por mim na sexta-feira ,27/02/2010,por volta das 15:00,quando íamos para mais um final de semana bem gostoso.O clima estava bem ameno e uma fina serração dava um ar mais bucólico,a minha linda e degradada Serra.
obs:somente o caminhão verde e abóbora( que aparece em uma das fotografias ) é que transporta terra da construção da estrada.Como a subida estava muito movimentada não foi possível fotografar a quantidade destes caminhões,posso garantir que durante os quinze minutos de subida,uns cinco caminhões sobem e uns sete /oito descem, com certeza.Os outros caminhões das fotografias ,já fazem parte da realidade da cidade,pois são caminhões de abastecimento de frutas,legumes ,entre outros genêros alimentícios.Assim como ,caminhões de entregas de outro tipo de necessidade dos moradores.Obrigada.

5 comentários:

  1. Mi, triste mesmo essas coisas acontecerem.

    Mas olha, a Cachoeira, minha mae falou que nós a chamávamos Véu de Noiva, mas ela tb nao se lembra como era mesmo o nome da Cachoeira, mas era em Miguel Pereira no comeco do pé da Serra.

    Bjao

    ResponderExcluir
  2. É a Santa Branca antes da subida.....Continua a mesma,é muito frequentada e acredito que em alguns momentos de ficar um pouco degradada pois o homem por natureza é destruidor e não preserva os bens naturais.....Uma pena !!!Beijocas.....

    ResponderExcluir
  3. Acho uma pena que só nós que não moramos em M.Pereira nos preocupamos com o rumo da cidade e do que pode acontecer com ela. As pessoas que moram lá, no máximo ficam desejando que nada melhore e depois afirmam."Viu? Não disse que não daria certo? Atitude, ninguém toma daí a cidade não sai do mesmo lugar nunca.Acho que devemos continuar brigando e, mesmo que não sejamos muitos podemos fazer a diferença de alguma maneira.A reportagem é ótima e bem vinda.Bjs,Gisèle

    ResponderExcluir
  4. Agradeço o apoio.......é muito bom ver os amigos por aqui......
    Geórgia,fotografei especialmente para vc....depois coloco aqui......

    ResponderExcluir